Pesquisar este blog

sábado, 28 de março de 2015

Cifose

O que é Cifose?

A coluna vertebral, vista na lateral, possui quatro curvaturas fisiológicas, ou seja, constitucionais: lordose cervical, cifose torácica, lordose lombar e cifose do sacro (osso que compõe a bacia e permite a conexão do tronco com os membros inferiores).
A cifose torácica normal possui 20-40 graus de inclinação. No entanto nos casos em que há acentuação da cifose observa-se a hipercifose, popularmente conhecida como cifose, que pode estar associada a doenças como dorso curvo postural, dorso curvo juvenil (doença de Sheuermann) e doenças reumatológicas da coluna. Na hipercifose ocorre o curvamento na região da cifose torácica, o que provoca uma corcunda nas costas. A apresentação clínica da hipercifose é variável dependendo do tempo da vida no qual se iniciou a deformidade e do agente causal. No caso do dorso curvo juvenil pode ter incidência de até 8% da população.

Causas

A causa mais comum da cifose é idiopática, ou seja, não esclarecida até o presente momento. Geralmente inicia o quadro durante a adolescência e por isso é chamada de dorso curvo juvenil. Há teorias que associam esta doença à postura, herança genética no entanto sem definições concretas. Outra causa bastante comum é a hipercifose pós evento traumático como sequela de fratura vertebral, por exemplo.
Dentre as causas menos comuns da cifose estão Infecção, mal formações congênitas, doenças neuromusculares, tumores e doenças reumatológicas como espondilite anquilosante.

Fatores de risco

Pouco se sabe dos fatores evitáveis que podem causar a hipercifose idiopática. A postura ainda é muito discutida como fator causal de cifose, no entanto não há nenhuma comprovação científica bem estabelecida sobre o assunto.

 sintomas

Sintomas de Cifose

A cifose de causa idiopática não costuma causar dor. A primeira queixa dos pacientes é de caráter estético, e muitas vezes esta deformidade inicialmente é atribuída pelos pais e familiares à falta de postura do paciente levando a um diagnóstico tardio.
A dor quando presente encontra-se no ápice da deformidade, normalmente sem irradiação, de baixa intensidade que pode aumentar durante a prática esportiva. Não é comum ter dor noturna que se presente representa um sinal de alerta importante.

 diagnóstico e exames

Buscando ajuda médica

Sempre que desconfiar que há algo de errado é prudente ao paciente procurar seu médico, pois mesmo em situações de normalidade, as orientações serão bem-vindas. Especificamente para cifose, sintomas como deformidade rapidamente progressiva, EMAGRECIMENTO não relacionado à mudança de hábitos, perda de força ou sensibilidade nos membros inferiores ou dor noturna são sinais de alerta e requerem uma visita ao cirurgião da coluna o mais breve possível.

Diagnóstico de Cifose

O diagnóstico é substancialmente clínico auxiliado por radiografias simples da coluna vertebral. Nelas é possível observar a anatomia vertebral, presença de lesões mais grosseiras e o mais importante, medir o ângulo de cifose torácico que define o diagnóstico quando acima de 50 graus.
Exames adicionais são necessários quando o médico se depara com um quadro clínico ou radiográfico não convencional. Pode ser então solicitados exames de tomografia computadorizada e ressonância magnética.

Expectativas

O tratamento da cifose visa o controle adequado e acompanhamento da doença. Nos casos de cifose secundária o tratamento do fator causal é fundamental para o sucesso do tratamento.

 tratamento e cuidados

Tratamento de Cifose

Não há tratamento medicamentoso para cifose idiopática. O tratamento inicial da cifose é através de atividades para fortalecimento da musculatura do dorso e alongamento da musculatura isquiotibial e peitoral, natação, correção postural e fisioterapia. Quando dor, medicação sintomática.
Nos casos de deformidades graves, progressivas, dolorosas o tratamento cirúrgico pode ser indicado e se dá através de correção da deformidade com uso de parafusos e barras de titânio, no entanto, devido à magnitude do procedimento e ao risco cirúrgico é reservada para casos especiais.
Nos casos de cifose secundária a outras doenças como fraturas, tumores, doenças reumatológicas o tratamento deve ter foco na causa da deformidade, podendo ser medicamentoso no caso das doenças reumatológicas e metabólicas, como aosteoporose por exemplo.

 convivendo (prognóstico)

Convivendo/ Prognóstico

Na cifose idiopática, por se tratar de doença benigna, o prognóstico é bom. Não há restrições nos casos leves e moderados. Nos casos de deformidades graves, acima de 85 graus pode haver comprometimento pulmonar que deve ser acompanhado através de exame de espirometria.

Complicações possíveis

As complicações mais comuns da cifose são dor tardia, anos após o estabelecimento da deformidade, e que pode estar relacionada ao processo degenerativo dos discos intervertebrais e estruturas adjacentes após longo tempo adaptativo à biomecânica da coluna torácica hipercifótica. Outra complicação que deve ser acompanhada de perto como citado anteriormente é a limitação da função pulmonar devido à deformidade torácica.

 prevenção

Prevenção

Até o momento não há evidência na literatura médica que suporte tratamento preventivo para hipercifose idiopática.
Fonte : http://www.minhavida.com.br/saude/temas/cifose

Como comportar-se em sala de aula



Escrito por Ehow Contributor | Traduzido por Diego Feijo Cabral Silva

Como comportar-se em sala de aula
Como se comportar em sala de aula
Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images

Os alunos bem comportados costumam se sair melhor na escola do que os desordeiros ou mal comportados. Se você quiser se tornar um aluno melhor e mostrar ao seu professor que você leva os estudos a sério, comporte-se em sala de aula. Seguem algumas dicas abaixo.

Instruções

  1. Mantenha o foco. Olhe somente para o professor, o quadro negro ou a tela de projeção. Olhar aleatoriamente em volta da classe pode fazer com que o seu professor pense que você não está prestando atenção à aula.

  2. Vá bem preparado para a aula. Não esqueça de levar todo o material necessário para a classe, incluindo papel, canetas, lápis e o seu livro didático. Se o seu professor pedir para você levar alguma coisa específica para a aula, cerifique-se de levá-la.
  3.  
    Mantenha-se em silêncio durante a aula, a não ser que o professor lhe dê permissão para falar. Se você quiser falar, apenas levante a mão e espere que o professor chame. Nunca faça perguntas ou dê respostas sem ser solicitado, pois isso pode impedir que a aula possa fluir.

  4. Desligue o seu telefone celular durante a aula. Um celular tocando, especialmente com um toque musical, pode perturbar a sala. O melhor a fazer é simplesmente desligar o seu celular enquanto estiver em aula.

  5. Permaneça em seu lugar durante a aula. Se por algum motivo você precisa deixar o seu assento, levante a mão e peça permissão ao seu professor. Quando a permissão for concedida, levante-se e deixe a sala de aula em silêncio, causando o mínimo de transtorno possível.

  6. Respeite o seu professor. Ouça-o quando estiver falando e siga todas as orientações que ele passar.