Pesquisar este blog

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Por que ficamos ofegantes depois de um esforço físico?



Corpo

Eduardo Lima (novaescola@fvc.org.br). Com reportagem de Rita Trevisan

Pergunta enviada por Julio Baptista, Petrolina, PE

MÚSCULOS EM AÇÃO Pulmões trabalham em ritmo acelerado para oxigenar o sangue
Atividade física é sinônimo de músculos em movimento. Quanto mais as fibras musculares se esforçam para realizar uma tarefa, mais elas consomem o oxigênio trazido pela corrente sanguínea. Isso obriga os pulmões a trabalhar em ritmo acelerado, já que são eles os responsáveis pela oxigenação. O coração também acelera, pois precisa bombear o sangue com mais vigor. É por isso que, durante a prática de exercícios, o batimento cardíaco e a frequência respiratória aumentam. Resultado: ficamos ofegantes, sobretudo quando o condicionamento físico não é o ideal para aquela atividade. As frequências cardíaca e respiratória podem ser trabalhadas a partir da 7ª série. Nos dois casos, uma maneira de apresentar o tema é pedir que os alunos meçam a própria pulsação e a dos colegas em quatro momentos distintos: repouso, pós-atividade leve, pós-atividade moderada e pós-atividade intensa. A cada aferição, a garotada perceberá que o ritmo cardíaco fica mais alto. Esse é o gancho para discutir as reações imediatas do corpo ao exercício - entre eles, o incremento da frequência respiratória.

Alimentos energéticos, construtores e reguladores.




Os alimentos são classificados em três grupos, conforme a função que cada um exerce em nosso organismo: energético, plástico ou construtor e regulador.
Grupo energético?
Os alimentos pertencente a este grupo possuem função energética, são considerados como uma espécie de combustível para o organismo. Quando queimados no tecido por processo metabólico, transformam-se em água e gás carbônico liberando energia química que é transformada em energia mecânica e calor. Para manter a temperatura corporal e o funcionamento dos órgãos o organismo consome energia, mesmo que esteja em jejum ou repouso.
Alimentos pertencentes a este grupo?
  • Cereais, açúcares, feculentos, mel, cana de açúcar, hortaliças, gorduras e frutas. (se  consumidos em excesso são armazenados no fígado e no músculo sob a forma de glicogênio).
Grupo plástico?
Sua função está destinada à formação, ao crescimento e à reparação do órgão desgastado pelo trabalho (possui função de sustentação). Mesmo que a formação de novos tecidos só ocorra no ser em desenvolvimento, na fase adulta há uma troca de tecidos, porém de forma menos acentuada. Os alimentos protéicos contêm elementos essenciais à formação de novos tecidos, reparo e renovação de tecidos desgastados.
Alimentos pertencentes a este grupo?
  • Carnes, leites e derivados, frutas e água (quando alimentos ricos em proteínas são consumidos em excesso são depositados no adiposo sob a forma de ácidos graxos e glicose).
Grupo regulador?
Os alimentos deste grupo têm a função de fornecer elementos que auxiliam as várias funções normais do metabolismo orgânico como as vitaminas, minerais e fibras alimentares. Estes elementos estimulam e controlam as trocas e processos nutritivos do organismo.
Alimentos pertencentes a este grupo?
  • Frutas, hortaliças, vísceras e cereais integrais (quando vitaminas lipossolúveis são consumidas em excesso ficam armazenadas no organismo podendo ocasionar problemas, minerais em excesso também favorecem o desenvolvimento de problemas específicos, no entanto, as vitaminas hidrossolúveis são eliminadas através da urina)
Referência Bibliografica
MEZOMO, I. F. de B.. Noções sobre nutrição. In: ______. Os serviços de alimentação. São Paulo: Manole, 2002. cap.2, p. 31-50.
KRAUSE, M. V.; MAHAN, L. K. Alimentos, nutrição e dietoterapia. Ciência da nutrição. 11. ed. São Paulo: Roca, 2005. 1242 p.

Artigo escrito por  Maria Clara
Consultora em Alimentação e Nutrição - Graduada pela universidade Federal do Ceará - UFC. mcnutrir@gmail.com
Gostou deste artigo??? Então torne-se fã do MC Nutrir no Facebook!!!