Pesquisar este blog

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Use roupas adequadas para as aulas de Educação Física.




A escola oferece a oportunidade de prática de exercícios físicos, imprescindível à saúde do ser humano, através das aulas de Educação Física.

Chamamos a atenção dos alunos e de toda a comunidade escolar para a importância do uso de roupas adequadas para a prática de exercícios físicos.

Para participar das aulas é obrigatório que o aluno esteja devidamente trajado, usando camisa, bermuda e tênis com meias. Do contrário, o mesmo estará impedido de fazer a aula  prática.

Para a obtenção da nota referente à disciplina e aprovação na mesma é essencial a participação nas aulas.

 O nosso desafio é criar hábitos saudáveis de vida na população, compromissados com o dever de promover a qualidade de vida em nossos alunos. A partir de atos simples que obtemos grandiosos resultados.

Contamos com a colaboração de todos.


A escolha da roupa certa para a pratica de atividade física é quase tão importante quanto o exercício em si. O principal erro dos alunos é acreditar que quanto mais quente for a roupa, e mais eles suarem, mais eles vão emagrecer.

Transpirar não significa que o indivíduo está emagrecendo, e sim que ele está perdendo água e sais minerais. O peso perdido será reposto no primeiro copo de água. Por esse motivo, é importante usar roupas leves e frescas para não interferir na transpiração. Se você bloqueia a saída do suor com roupas pesadas pode ficar desidratado, com pressão baixa e, em casos mais graves, até desmaiar.

O segundo erro clássico é acreditar que qualquer tênis serve para fazer todas as modalidades. Muitos alunos usam um calçado bonito, mas que não serve para atividade física. Principalmente aqueles que têm um solado muito alto, ou que não tem nenhum amortecimento.

As consequências da escolha errada do tênis variam de pessoa para pessoa, dependendo do tipo de pisada. Ela pode ser pronada (para dentro), supinada (para fora) ou neutra. O ideal é procurar um ortopedista para que ele lhe informe sobre sua pisada. E lembre-se que o barato pode sair caro. A escolha do tênis errado pode causar entorses no tornozelo, lesões no tendão-de-aquiles, problemas nas costas, joelhos e quadril, e até mesmo fraturas por estresse na ossatura dos pés, nos casos mais graves, além de bolhas, hematomas e unhas encravadas. Para manter os pés secos e livres do mau cheiro use sempre meias de algodão.

O uso de roupas inadequadas também pode trazer problemas de saúde. Se a roupa estiver muito apertada, o aluno pode ter problemas de circulação sanguínea, ou até mesmo de pele. Após o exercício, é errado ficar com a roupa molhada de suor. Isso pode prejudicar seu sistema imunológico, além de provocar problemas dermatológicos, como micoses.

Já a melhor opção de tops femininos para quem corre ou faz alguma outra atividade de impacto, como pular corda, body jump e handebol, são os tops tipo nadador ou cruzado nas costas. Eles garantem o conforto e a sustentação do busto, principalmente para mulheres que tem seios grandes.

Agora, se for praticar atividades ao ar livre, lembre-se de sempre usar um boné para se proteger do sol. Fuja daqueles feitos de algodão, que ficam úmidos com o suor e dê preferência aos tecidos que permitem a evaporação rápida.