Pesquisar este blog

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Copa do Mundo FIFA

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Nota: Se procura pela definição de alguma outra competição denominada Copa do Mundo, consulte Campeonato Mundial

Copa do Mundo FIFA
Current season or competition. Copa do Mundo FIFA de 2010

Esporte Futebol
Fundação 1930
Número de seleções 32
Continente Internacional (FIFA)
Atual campeão Flag of Italy.svg Itália
Site Oficial fifaworldcup.com

A Copa do Mundo (português brasileiro) ou Campeonato do Mundo de Futebol / Mundial (português europeu), é um torneio de futebol masculino realizado a cada quatro anos pela Federação Internacional de Futebol (FIFA). A primeira edição aconteceu em 1930, no Uruguai, com a vitória da seleção da casa. Nesse primeiro mundial, não havia torneio eliminatório, e os países foram convidados para o torneio. Nos anos de 1942 e 1946, a Copa não ocorreu devido à Segunda Guerra Mundial.

O Brasil é o país que alcançou mais títulos mundiais - cinco (1958, 1962, 1970, 1994 e 2002) - e o único a ter vencido o torneio fora do seu continente. É também o único país a ter participado de todos os Campeonatos. Segue-se a seleção da Itália, tetracampeã (1934, 1938, 1982 e 2006); a Alemanha, tricampeã (1954, 1974 e 1990); os bicampeões Argentina (vencedora em 1978 e 1986) e Uruguai (vencedor em 1930 e em 1950); e, por fim, com um único título, as seleções da Inglaterra, campeã em 1966, e da França, campeã em 1998.

A Copa do Mundo é o segundo maior evento desportivo do mundo, ficando atrás apenas dos Jogos Olímpicos de Verão. É realizada a cada quatro anos, tendo sido sediada pela última vez em 2006 na Alemanha, com a Itália como campeã, ficando a França em segundo lugar, o país organizador a Alemanha em terceiro e Portugal em quarto. Em 2010, terá lugar na África do Sul e, em 2014, o Brasil será o país sede, conforme anúncio da FIFA no dia 30 de novembro de 2007. Desde a Copa do Mundo de 1998 é realizada com 32 equipes participantes.

Índice

[esconder]

[editar] História

[editar] As primeiras competições internacionais

O primeiro amistoso internacional de futebol foi jogado em 1872, entre a Inglaterra e Escócia, num momento em que o esporte era raramente praticado fora da Grã-Bretanha. No final do século XIX o futebol começou a ganhar mais adeptos, e por isso se tornou um esporte de demonstração (sem disputa de medalhas) nos Jogos Olímpicos de Verão de 1900, 1904 e 1906, até se tornar uma competição oficial nos Jogos Olímpicos de Verão de 1908. Esse torneio, organizado pela Football Association, consistia em um evento para jogadores amadores, e na época não foi considerado uma real competição, mas sim um mero espetáculo. A seleção amadora da Inglaterra foi a campeã nas duas edições, 1908 e 1912.

Em 1914, a FIFA reconheceu o torneio olímpico como uma "competição global de futebol amador",[1] tomando para si a responsabilidade em organizá-lo. Com isso, nas Olimpíadas de 1924, houve a primeira disputa de futebol intercontinental, na qual o Uruguai sagrou-se campeão, feito repetido na Olimpíada seguinte.[2] Advém destas conquistas, o apelido com que a seleção uruguaia é conhecida até hoje - "Celeste olímpica". Em 28 de Maio de 1928, a FIFA decidiu pela criação de um próprio campeonato mundial, iniciando a partir de 1930. Na seqüência das comemorações do centenário da independência do Uruguai, em 1928, aliada às conquistas olímpicas do futebol daquele país, decidiu-se que a sede da competição seria no país sul-americano.

nossa foi daora

[editar] A primeira Copa do Mundo oficial

O Estádio Centenário, local da primeira final da Copa do Mundo, em 1930, na cidade de Montevidéu, Uruguai.

Só treze seleções participaram da primeira Copa, sete da América do Sul (Uruguai, Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Paraguai e Peru), quatro da Europa (Bélgica, França, Jugoslávia e Roménia) e duas da América do Norte (México e EUA). Muitas seleções européias desistiram da competição devido à longa e cansativa viagem pelo Oceano Atlântico.

As duas primeiras partidas da Copa ocorreram simultaneamente, sendo vencidas pela França e EUA, que venceram a México por 4 a 1 e a Bélgica por 3 a 0, respectivamente. O primeiro gol em Copas do Mundo foi marcado pelo jogador francês Lucien Laurent. A final foi entre o Uruguai e a Argentina, tendo os uruguaios vencido o jogo por 4 a 2, no Estádio Centenário, em Montevidéu, com um público estimado de 93 mil espectadores.[3]

O artilheiro deste torneio foi o argentino Guillermo Stábile.

[editar] Crescimento

Globo em forma de bola de futebol em Nuremberg, Alemanha, como propaganda da Copa do Mundo de 2006. O torneio cresceu ao longo do tempo até se tornar a maior competição esportiva do planeta.

Os problemas que atrapalhavam as primeiras edições do torneio eram as dificuldades da época para uma viagem intercontinental. Nas Copas de 1934 e 1938, realizadas na Europa, houve uma pequena participação dos países sul-americanos. Vários deles boicotaram o Copa de 1938 que, de acordo com o rodízio, deveria ser na América. Já as edições de 1942 e 1946 foram canceladas devido à Segunda Guerra Mundial.

A Copa do Mundo de 1950 foi a primeira a ter participantes britânicos. Eles tinham se retirado da FIFA em 1920, por se recusarem a jogar com países que tinham guerreado recentemente e por um protesto da influência estrangeira no futebol, já que o esporte era uma "invenção" britânica e esses países consideravam que o mesmo tinha sido deturpado pelo modo de jogar estrangeiro.[4] Contudo, eles voltariam a ser membros da FIFA em 1946. O torneio também teve a volta da participação do Uruguai, que tinha boicotado as duas edições anteriores.

Nas Copas de 1934 até 1978 havia 16 seleções classificadas para a fase final (exceto nos raros casos onde houve desistência). A maioria era da América Latina e Europa, com uma pequena minoria da África, Ásia e Oceania. Essas seleções normalmente não passavam da primeira fase, sendo facilmente derrotadas (com exceção da Coreia do Norte, que chegou às quartas-de-final em 1966).

A fase final foi expandida para 24 seleções em 1982, e 32 em 1998, permitindo que mais seleções da África, Ásia e América do Norte pudessem participar. Nos últimos anos esses novos participantes têm conseguido se destacar mais, como Camarões chegando as quartas-de-final em 1990, Senegal e EUA passando às quartas-de-final em 2002, ainda com a Coreia do Sul chegando ao quarto lugar na mesma Copa.

[editar] Troféu

Ver artigo principal: Troféu da Copa do Mundo
Troféu da Copa do Mundo FIFA.

De 1930 a 1970 a Taça Jules Rimet era dada aos campeões de cada edição. Inicialmente conhecida como Taça do Mundo ou Coupe du Monde (em francês), foi renomeada em 1946 em homenagem ao presidente da FIFA responsável pela primeira edição do torneio, em 1930. Em 1970, com a terceira vitória da seleção brasileira a mesma ganhou o direito ter a posse permanente da taça. Contudo, ela foi roubada da sede da CBF em dezembro de 1983, e nunca foi encontrada. Acredita-se que os ladrões a tenham derretido.[5]

Depois de 1970 uma nova taça, chamada Troféu da Copa do Mundo FIFA ou FIFA World Cup Trophy (em inglês), foi criada. Diferentemente da Taça Jules Rimet, ela não irá para qualquer seleção, independente do número de títulos. Argentina, Alemanha, Brasil e Itália são os maiores ganhadores dessa nova taça, com dois títulos cada um. Ela só será trocada quando a placa em seu pé estiver totalmente preenchida com os nomes dos campeões de cada edição, o que só ocorrerá em 2038.

[editar] Formato

[editar] Eliminatórias

Desde a segunda edição do torneio, em 1934, as eliminatórias têm sido feitas para diminuir o tamanho da fase final. Elas são disputadas nas seis zonas continentais da FIFA (África, Ásia, América do Norte e América Central e Caribe, Europa, Oceania e América do Sul) organizadas por suas respectivas confederações. Antes de cada edição do torneio a FIFA decide quantas vagas cada zona continental terá direito, levando em conta fatores como número de seleções e força de cada confederação. O lobby dessas confederações por mais vagas também costuma ser bastante comum.

As eliminatórias podem começar três anos antes da fase final, e duram um pouco mais que dois anos. O formato de cada eliminatória difere de acordo com cada confederação. Normalmente uma ou duas vagas são reservadas para os ganhadores dos play-offs internacionais. Por exemplo, o campeão da eliminatória da Oceania e o quinto colocado da América do Sul disputaram um play-off para decidir quem ficaria com a vaga da fase final .[6] Da Copa de 1938 para cá os campeões de cada edição eram automaticamente classificados para a próxima Copa, sem precisar passar pelas suas eliminatórias. Contudo, a partir da edição de 2006 o campeão é obrigado a se classificar normalmente como qualquer outra seleção. O Brasil, vencedor em 2002, foi o primeiro campeão a ter que disputar uma eliminatória para a Copa seguinte..[7] Hoje apenas o país sede está automaticamente classificado.

[editar] Fase final

A fase final do torneio tem 32 seleções competindo por um mês no país anfitrião. A fase final é dividida em duas fases: a fase de grupos e a fase do mata-mata, ou eliminatória.

Na primeira fase (grupos) as seleções são colocadas em oito grupos de quatro participantes. Oito seleções são a cabeça-de-chave de cada grupo (as seleções consideradas mais fortes) e as outras são sorteadas. Desde 1998 o sorteio é feito com que nunca mais de duas seleções européias e mais que uma seleção da mesma confederação fiquem no mesmo grupo. Na fase de grupos cada seleção joga uma partida contra as seleções de seu grupo, e as duas que mais pontuarem se classificam para a fase do mata-mata. Desde 1994 a vitória numa partida vale três pontos, o empate um e a derrota nenhum. Antes, cada vitória valia dois pontos.

A fase de mata-mata é uma fase de eliminação rápida. Cada seleção joga apenas uma partida em cada estágio da fase (oitavas-de-final, quartas-de-final, semifinal e final) e a vencedor passa para o próxima estágio. Em caso de empate no tempo normal a partida é levada para a prorrogação e se o empate persistir há a disputa de pênaltis. As duas seleções eliminadas da semifinal fazem um jogo antes da final para decidirem o terceiro e quarto lugar.

[editar] Escolha das sedes

Nas primeiras edições as sedes eram escolhidas em encontros nos congressos da FIFA. As escolhas eram sempre polêmicas devido a longa viagem da América do Sul à Europa (e vice-versa), as duas grande potências futebolísticas da época (e ainda hoje). A decisão da primeira Copa ser no Uruguai, por exemplo, levou à participação de apenas quatro seleções da Europa.[8] As duas Copas seguintes foram na Europa. A decisão de sediar a Copa do Mundo de 1938 na França foi outra grande polêmica, já que os países americanos desejavam um sistema rotativo de sedes. Ou seja, uma edição na Europa e a seguinte na América do Sul. Como a Copa de 1934 tinha sido na Itália, a sede da edição de 38 teria que ser teoricamente na América do Sul, o que de fato não ocorreu. Isso fez com que tanto o Uruguai e a Argentina boicotassem o torneio.[9]

Após a Segunda Guerra Mundial para evitar qualquer tipo de boicote ou controvérsia a FIFA adotou o padrão de rotacionar as sedes entre a América e a Europa, que foi usado até a Copa do Mundo de 1998. A edição de 2002, que teve como sede tanto Japão quanto Coreia do Sul foi a primeira sediada fora desses dois continentes. Já a edição de 2010 será a primeira na África, mais precisamente na África do Sul.

Em 30 de Novembro de 2007 foi decidido que a Copa do Mundo de 2014 será no Brasil. As 12 cidades sedes dos jogos foram definidas no dia 31 de maio de 2009, em anúncio oficial da FIFA na cidade de Nassau, capital das Bahamas. São elas: Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Cuiabá (MT), Curitiba (PR), Fortaleza (CE), Manaus (AM), Natal (RN), Porto Alegre (RS), Recife/São Lourenço da Mata (PE), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA) e São Paulo (SP).

O sistema de escolha da sede evoluiu ao longo dos tempos, sendo hoje escolhido pela comitê executivo da FIFA, seis anos antes da Copa.

[editar] Cobertura dos meios de comunicação

A primeira Copa do Mundo a ser televisionada foi a edição de 54, porém, somente para oito países europeus. Hoje o evento é a competição esportiva mais assistida em todo o mundo, ultrapassando os Jogos Olímpicos.[10] A audiência total da Copa do Mundo de 2002 foi estimada em 2,8 bilhões de telespectadores, sendo que 1,1 bilhões assistiram à partida final. O sorteio, que decidiu a distribuição das seleções nos grupos foi acompanhada por mais de 300 milhões de pessoas.[11]

Cada Copa do Mundo têm como símbolo uma mascote. Willie foi o primeiro, em 1966. As mascotes da Copa do Mundo de 2006 foram Goleo, um leão, e Pille, uma bola de futebol.

[editar] Cobertura no Brasil

No Brasil, a Rede Globo e a Rede Bandeirantes já obtiveram os direitos de transmissão da Copa do Mundo FIFA 2010. Na TV por assinatura, os canais como Sportv, ESPN Brasil, e BandSports exibem a Copa. Também no Brasil, outras emissoras da TV aberta exibiram o evento como a Rede Bandeirantes(1970, 1994 e 1998), Rede Record(1982 - 1998), o SBT (1986, 1994 e 1998), a Rede Manchete (1986, 1990 e 1998) e a TV Cultura (1974 - 1982).

A primeira Copa transmitida pela TV foi a de 1954, porém as imagens eram em preto e branco e somente para a Europa. Para o Brasil havia apenas transmissão por rádio. Também somente por rádio foi a transmissão para o Brasil das Copas de 1954, 1958 e 1966, porém, já havia disponibilidade de filmes e "video-tapes" na TV.

A primeira Copa transmitida ao vivo para o Brasil foi a de 1970, em preto e branco. apenas um pequeno grupo seleto assistiu ao vivo a cores. Na Copa de 1974 se iniciou a transmissão de Copas do Mundo a cores para o Brasil.

[editar] Primeira participação, Ranking histórico e Lista completa de participações

A cada Copa do Mundo pelo menos uma seleção participa da competição pela primeira vez:

Ano Nº Equipes Nº de estreantes Seleções estreantes
1930 13 13 Flag of Argentina.svg Argentina Flag of Belgium (civil).svg Bélgica Flag of Bolivia.svg Bolívia Flag of Brazil (1889-1960).svg Brasil Flag of Chile.svg Chile US flag 48 stars.svg EUA Bandeira da França França Flag of the Kingdom of Yugoslavia.svg Iugoslávia(1) Flag of Mexico (1916-1934).svg México Flag of Paraguay 1842.png Paraguai Flag of Peru (1825 - 1950).svg Peru Flag of Romania.svg Romênia Flag of Uruguay.svg Uruguai
1934 16 10 Bandeira da Alemanha Nazi Alemanha(3) Flag of Austria.svg Áustria Flag of Egypt 1922.svg Egito Flag of the Second Spanish Republic.svg Espanha Flag of Hungary 1940.svg Hungria Flag of Italy (1861-1946).svg Itália Países Baixos Países Baixos Flag of Sweden.svg Suécia Flag of Switzerland.svg Suíça Flag of Czechoslovakia.svg Tchecoslováquia(2)
1938 16 4 Flag of Cuba.svg Cuba Flag of the Netherlands.svg Índias Orientais Neerlandesas(4) Flag of Norway.svg Noruega Flag of Poland.svg Polónia
1950 13 1 Flag of England.svg Inglaterra
1954 16 4 Bandeira da Alemanha Alemanha Ocidental(3) Flag of South Korea.svg Coreia do Sul Flag of Scotland.svg Escócia Flag of Turkey.svg Turquia
1958 16 3 Bandeira da Irlanda do Norte Irlanda do Norte Flag of Wales 2.svg País de Gales Flag of the Soviet Union (1955-1980).svg URSS(7)
1962 16 2 Flag of Bulgaria (1946-1967).svg Bulgária Flag of Colombia.svg Colômbia
1966 16 2 Flag of North Korea.svg Coreia do Norte Flag of Portugal.svg Portugal
1970 16 3 Flag of El Salvador.svg El Salvador Flag of Israel.svg Israel Flag of Morocco.svg Marrocos
1974 16 4 Flag of East Germany.svg Alemanha Oriental(3) Flag of Australia.svg Austrália Flag of Haiti (1964-1986).svg Haiti Flag of Zaire.svg Zaire(5)
1978 16 2 Iran flag with emblem 1964-1979.png Irã Flag of Tunisia.svg Tunísia
1982 24 5 Flag of Algeria.svg Argélia Flag of Cameroon.svg Camarões Flag of Honduras.svg Honduras Flag of Kuwait.svg Kuwait Flag of New Zealand.svg Nova Zelândia
1986 24 3 Flag of Canada.svg Canadá Flag of Denmark.svg Dinamarca Flag of Iraq (1963-1991).svg Iraque
1990 24 3 Flag of Costa Rica.svg Costa Rica Flag of the United Arab Emirates.svg Emirados Árabes Unidos Flag of Ireland.svg Irlanda
1994 24 4 Flag of Saudi Arabia.svg Arábia Saudita Flag of Greece.svg Grécia Flag of Nigeria.svg Nigéria Flag of Russia.svg Rússia(7)
1998 32 4 Bandeira da África do Sul África do Sul Bandeira da Croácia Croácia Flag of Jamaica.svg Jamaica Flag of Japan.svg Japão
2002 32 4 Flag of the People's Republic of China.svg China Flag of Ecuador.svg Equador Flag of Slovenia.svg Eslovénia Flag of Senegal.svg Senegal
2006 32 8 Flag of Angola.svg Angola Flag of Cote d'Ivoire.svg Costa do Marfim Flag of Ghana.svg Gana Bandeira da República Tcheca República Tcheca(2) Flag of Serbia and Montenegro.svg Sérvia e Montenegro(6) Flag of Togo.svg Togo Flag of Trinidad and Tobago.svg Trinidad e Tobago Flag of Ukraine.svg Ucrânia
2010 32 2 Flag of Slovakia.svg Eslováquia(2) Bandeira da Sérvia Sérvia(1)
2014 32

Abaixo, o ranking histórico das Copas, de 1930 até 2006:

Países PG J V E D GP GC SG CD
Brasil Brasil 159 92 64 14 14 201 84 117 18
Flag of Germany.svg Alemanha(3) 144 92 55 19 18 190 112 78 16
Flag of Italy.svg Itália 117 77 44 19 14 122 69 53 16
Flag of Argentina.svg Argentina 88 65 33 13 19 113 74 39 14
Flag of England.svg Inglaterra 74 55 25 17 13 74 47 27 12
Bandeira da França França 68 51 24 11 16 95 64 31 12
Flag of Spain.svg Espanha 64 49 22 12 15 80 57 23 12
Flag of Poland.svg Polónia 50 31 15 5 11 44 40 4 7
Países Baixos Países Baixos 49 36 16 10 10 59 38 21 8
10º Flag of Hungary.svg Hungria 48 32 15 3 14 87 57 30 9
11º Flag of Sweden.svg Suécia 47 36 15 11 10 59 40 19 8
12º Flag of Russia.svg Rússia(7) 42 37 17 6 14 64 44 20 9
13º Flag of Uruguay.svg Uruguai 42 37 16 8 13 60 46 14 10
14º Bandeira da Sérvia Sérvia(1) 42 37 16 8 13 60 46 14 9
15º Bandeira da República Tcheca República Tcheca(2) 41 33 12 5 16 47 49 -2 9
16º Flag of Austria.svg Áustria 40 29 12 4 13 43 47 -4 7
17º Flag of Mexico.svg México 39 45 11 12 22 48 84 -36 13
18º Flag of Belgium (civil).svg Bélgica 39 36 10 9 17 46 63 -17 11
19º Flag of Portugal.svg Portugal 34 19 11 1 7 32 21 11 4
20º Flag of Romania.svg Romênia 29 21 8 5 8 30 32 -2 7
21º Flag of Switzerland.svg Suíça 29 26 8 5 13 35 54 -19 8
22º Flag of Chile.svg Chile 27 24 7 6 12 31 40 -9 7
23º Flag of Paraguay.svg Paraguai 25 22 6 7 9 27 36 -9 7
24º Flag of Denmark.svg Dinamarca 23 13 6 2 4 24 17 7 3
25º Flag of the United States.svg Estados Unidos 21 25 6 3 12 27 51 -24 8
26º Bandeira da Croácia Croácia 20 13 6 2 5 15 11 4 3
27º Flag of Scotland.svg Escócia 19 23 4 7 12 25 41 -16 8
28º Flag of South Korea.svg Coreia do Sul 19 24 4 7 13 22 53 -31 7
29º Flag of Bulgaria.svg Bulgária 17 26 3 8 15 22 53 -31 7
30º Flag of Turkey.svg Turquia 16 10 5 1 4 20 17 3 2
31º Flag of Cameroon.svg Camarões 16 16 3 7 6 14 29 -15 5
32º Flag of Peru.svg Peru 15 15 4 3 8 19 31 -12 4
33º Bandeira da Irlanda do Norte Irlanda do Norte 14 13 3 5 5 13 23 -10 3
34º Flag of Ireland.svg Irlanda 14 13 2 8 3 10 10 0 3
35º Flag of Nigeria.svg Nigéria 13 11 4 1 6 14 16 -2 3
36º Flag of Colombia.svg Colômbia 11 13 3 2 8 14 23 -9 4
37º Flag of Costa Rica.svg Costa Rica 10 10 3 1 6 12 21 -9 3
38º Flag of Morocco.svg Marrocos 10 13 2 4 7 12 18 -6 4
39º Flag of Ecuador.svg Equador 9 7 3 0 4 7 8 -1 2
40º Flag of Norway.svg Noruega 9 8 2 3 3 7 8 -1 3
41º Flag of Senegal.svg Senegal 8 5 2 2 1 7 6 1 1
42º Flag of Japan.svg Japão 8 10 2 2 6 8 14 -6 3
43º Flag of Saudi Arabia.svg Arábia Saudita 8 12 2 2 8 9 31 -22 4
44º Flag of Ukraine.svg Ucrânia 7 5 2 1 2 5 7 -2 1
45° Flag of East Germany.svg Alemanha Oriental(3) 6 6 2 2 2 5 5 0 1
46º Flag of Ghana.svg Gana 6 4 2 0 2 4 6 -2 1
47º Bandeira da África do Sul África do Sul 6 6 1 3 2 8 11 -3 2
48º Flag of Tunisia.svg Tunísia 6 12 1 4 7 8 17 -9 4
49º Flag of Algeria.svg Argélia 5 5 2 1 3 6 10 -4 2
50º Flag of Wales 2.svg País de Gales 5 5 1 3 1 4 4 0 1
51º Flag of Australia.svg Austrália 5 7 1 2 4 5 11 -6 2
52º Flag of Iran.svg Irã 5 9 1 2 6 6 18 -12 3
53º Flag of North Korea.svg Coreia do Norte 4 3 1 1 1 5 9 -4 1
54º Flag of Cuba.svg Cuba 4 3 1 1 1 5 12 -7 1
55º Flag of Cote d'Ivoire.svg Costa do Marfim 3 3 1 0 2 5 6 -1 1
56º Flag of Jamaica.svg Jamaica 3 3 1 0 2 3 9 -6 1
57º Flag of Honduras.svg Honduras 2 3 0 2 1 2 3 -1 1
58º Flag of Angola.svg Angola 2 3 0 2 1 1 2 -1 1
59º Flag of Israel.svg Israel 2 3 0 2 1 1 3 -2 1
60º Flag of Egypt.svg Egipto 2 4 0 2 2 3 6 -3 2
61º Flag of Kuwait.svg Kuwait 1 3 0 1 2 2 6 -4 1
62º Flag of Trinidad and Tobago.svg Trinidad e Tobago 1 3 0 1 2 0 4 -4 1
63º Flag of Bolivia.svg Bolívia 1 6 0 1 5 1 20 -19 3
64º Flag of Iraq.svg Iraque 0 3 0 0 3 1 4 -3 1
65º Flag of Slovenia.svg Eslovénia 0 3 0 0 3 2 7 -5 1
66º Flag of Togo.svg Togo 0 3 0 0 3 1 6 -5 1
67º Flag of Canada.svg Canadá 0 3 0 0 3 0 5 -5 1
68º Flag of the Netherlands.svg Índias Orientais Neerlandesas(4) 0 1 0 0 1 0 6 -6 1
69º Flag of Serbia and Montenegro.svg Sérvia e Montenegro(6) 0 3 0 0 3 2 10 -8 1
70º Flag of the United Arab Emirates.svg Emirados Árabes Unidos 0 3 0 0 3 2 11 -9 1
71º Flag of the People's Republic of China.svg China 0 3 0 0 3 0 9 -9 1
72º Flag of New Zealand.svg Nova Zelândia 0 3 0 0 3 2 12 -10 1
73º Flag of Greece.svg Grécia 0 3 0 0 3 0 10 -10 1
74º Flag of Haiti.svg Haiti 0 3 0 0 3 2 14 -12 1
75º Flag of Zaire.svg Zaire(5) 0 3 0 0 3 0 14 -14 1
76º Flag of El Salvador.svg El Salvador 0 6 0 0 6 1 22 -21 2

PG-Pontos Ganhos; J-Jogos; V-Vitórias; E-Empates; D-Derrotas; GP-Gols Pró; GC-Gols Contra; SG-Saldo de Gols; CD-Copas Disputadas.

Classificação pelo número de pontos ganhos, com vitória valendo 2 pontos até 1990 e 3 pontos a partir de 1994.

Em caso de igualdade entre dois ou mais países, os critérios de desempate estabelecidos pela FIFA são: 1) Maior número de vitórias; 2) Melhor saldo de gols; 3) Gols pró; 4) Maior número de Copas disputadas.

Abaixo, a lista completa de participações:

Países Participações
Brasil Brasil 1930 – 2014
Flag of Germany.svg Alemanha(3) 1934 – 1938, 1954 – 2010
Flag of Italy.svg Itália 1934 – 1954, 1962 – 2010
Flag of Argentina.svg Argentina 1930 – 1934, 1958 – 1966, 1974 – 2010
Flag of England.svg Inglaterra 1950 – 1970, 1982 – 1990, 1998 – 2010
Bandeira da França França 1930 – 1938, 1954 – 1958, 1966, 1978 – 1986, 1998 – 2010
Flag of Spain.svg Espanha 1934, 1950, 1962 – 1966, 1978 – 2010
Flag of Poland.svg Polónia 1938, 1974 – 1986, 2002 – 2006
Países Baixos Países Baixos 1934 – 1938, 1974 – 1978, 1990 – 1998, 2006 – 2010
Flag of Hungary.svg Hungria 1934 – 1938, 1954 – 1966, 1978 – 1986
Flag of Sweden.svg Suécia 1934 – 1950, 1958, 1970 – 1978, 1990 – 1994, 2002 – 2006
Flag of Russia.svg Rússia(7) 1958 – 1970, 1982 – 1994, 2002
Flag of Uruguay.svg Uruguai 1930, 1950 – 1954, 1962 – 1974, 1986 – 1990, 2002, 2010
Bandeira da Sérvia Sérvia(1) 1930, 1950 – 1962, 1974, 1982, 1990, 1998, 2010
Flag of Mexico.svg México 1930, 1950 – 1970, 1978, 1986, 1994 – 2010
Bandeira da República Tcheca República Tcheca(2) 1934 – 1938, 1954 – 1962, 1970, 1982, 1990, 2006
Flag of Austria.svg Áustria 1934, 1954 – 1958, 1978 – 1982, 1990, 1998
Flag of Belgium (civil).svg Bélgica 1930 – 1938, 1954, 1970, 1982 – 2002
Flag of Portugal.svg Portugal 1966, 1986, 2002 – 2010
Flag of Romania.svg Romênia 1930 – 1938, 1970, 1990 – 1998
Flag of Switzerland.svg Suíça 1934 – 1954, 1962 – 1966, 1994, 2006 – 2010
Flag of Chile.svg Chile 1930, 1950, 1962 – 1966, 1974, 1982, 1998, 2010
Flag of Paraguay.svg Paraguai 1930, 1950, 1958, 1986, 1998 – 2010
Flag of Denmark.svg Dinamarca 1986, 1998 – 2002, 2010
Flag of the United States.svg Estados Unidos 1930 – 1934, 1950, 1990 – 2010
Bandeira da Croácia Croácia 1998 – 2006
Flag of Scotland.svg Escócia 1954 – 1958, 1974 – 1990, 1998
Flag of South Korea.svg Coreia do Sul 1954, 1986 – 2010
Flag of Bulgaria.svg Bulgária 1962 – 1974, 1986, 1994 – 1998
Flag of Turkey.svg Turquia 1954, 2002
Flag of Cameroon.svg Camarões 1982, 1990 – 2002, 2010
Flag of Peru.svg Peru 1930, 1970, 1978 – 1982
Bandeira da Irlanda do Norte Irlanda do Norte 1958, 1982 – 1986
Flag of Ireland.svg Irlanda 1990 – 1994, 2002
Flag of Nigeria.svg Nigéria 1994 – 2002, 2010
Flag of Colombia.svg Colômbia 1962, 1990 – 1998
Flag of Costa Rica.svg Costa Rica 1990, 2002 – 2006
Flag of Morocco.svg Marrocos 1970, 1986, 1994 – 1998
Flag of Ecuador.svg Equador 2002 – 2006
Flag of Norway.svg Noruega 1938, 1994 – 1998
Flag of Senegal.svg Senegal 2002
Flag of Japan.svg Japão 1998 – 2010
Flag of Saudi Arabia.svg Arábia Saudita 1994 – 2006
Flag of Ukraine.svg Ucrânia 2006
Flag of East Germany.svg Alemanha Oriental(3) 1974
Flag of Ghana.svg Gana 2006 – 2010
Bandeira da África do Sul África do Sul 1998 – 2002, 2010
Flag of Tunisia.svg Tunísia 1978, 1998 – 2006
Flag of Algeria.svg Argélia 1982 – 1986, 2010
Flag of Wales 2.svg País de Gales 1958
Flag of Australia.svg Austrália 1974, 2006 – 2010
Flag of Iran.svg Irã 1978, 1998 – 2006
Flag of North Korea.svg Coreia do Norte 1966, 2010
Flag of Cuba.svg Cuba 1938
Flag of Cote d'Ivoire.svg Costa do Marfim 2006 – 2010
Flag of Jamaica.svg Jamaica 1998
Flag of Honduras.svg Honduras 1982, 2010
Flag of Angola.svg Angola 2006
Flag of Israel.svg Israel 1970
Flag of Egypt.svg Egipto 1934, 1990
Flag of Kuwait.svg Kuwait 1982
Flag of Trinidad and Tobago.svg Trinidad e Tobago 2006
Flag of Bolivia.svg Bolívia 1930, 1950, 1994
Flag of Iraq.svg Iraque 1986
Flag of Slovenia.svg Eslovénia 2002, 2010
Flag of Togo.svg Togo 2006
Flag of Canada.svg Canadá 1986
Flag of the Netherlands.svg Índias Orientais Neerlandesas(4) 1938
Flag of Serbia and Montenegro.svg Sérvia e Montenegro(6) 2006
Flag of the United Arab Emirates.svg Emirados Árabes Unidos 1990
Flag of the People's Republic of China.svg China 2002
Flag of New Zealand.svg Nova Zelândia 1982, 2010
Flag of Greece.svg Grécia 1994, 2010
Flag of Haiti.svg Haiti 1974
Flag of Zaire.svg Zaire(5) 1974
Flag of El Salvador.svg El Salvador 1970, 1982
Flag of Slovakia.svg Eslováquia(2) 2010
(1):O Reino da Iugoslávia (1930) e a República Socialista Federativa da Iugoslávia (1950-1990) se classificaram oito vezes para a Copa do Mundo com o nome de Iugoslávia antes da separação das repúblicas em 1992. A Iugoslávia também se classificou em 1998, com um território bastante menor que o inicial, formado apenas por Sérvia e Montenegro. A FIFA confere à Sérvia as participações da antiga Iugoslávia.
(2):A Tchecoslováquia foi divida em Eslováquia e República Tcheca em 1993. A FIFA confere à República Tcheca as participações da antiga Tchecoslováquia.
(3):A Alemanha jogou em 1934 unificada. Após a Segunda Guerra Mundial seu território foi dividido em Ocidental e Oriental. A Seleção Ocidental é a tricampeã mundial, enquanto a Oriental participou somente em 1974. A reunificação das duas Alemanhas se deu em 1991, e em 1994 a Seleção Alemã voltou a disputar uma Copa do Mundo como um país só. Para a FIFA, as participações da Seleção Ocidental são somadas às da Alemanha unificada e a Seleção Oriental tem estatísticas próprias.
(4):A Indonésia competiu como as Índias Orientais Holandesas em 1938.
(5):A República Democrática do Congo competiu como Zaire em 1974.
(6):Em 2006, houve a classificação de Sérvia e Montenegro, uma seleção distinta das seleções anteriores da Iugoslávia. O mesmo caso se aplica as outras nações resultantes do processo de separação: Croácia, Eslovênia, Bósnia e Herzegovina e República da Macedônia. Atualmente, Sérvia e Montenegro são dois países distintos.
(7):A FIFA confere à Rússia as participações da antiga União Soviética, uma vez que a Rússia é considerada a sucessora natural da URSS, após a divisão deste país em diversas repúblicas, dentre as quais estão a Rússia – onde fica a capital da antiga URSS (Moscou) – que estreou na Copa de 1994, e a Ucrânia, que estreou em 2006. As demais repúblicas que surgiram da divisão da URSS ainda não conseguiram classificar-se para uma Copa do Mundo.

[editar] Edições

Ano Sede
Final
Disputa do 3º lugar
Campeão Placar Vice-campeão 3º lugar Placar 4º lugar
1930
Detalhes
Flag of Uruguay.svg
Uruguai
Flag of Uruguay.svg
Uruguai
4 - 2 Flag of Argentina.svg
Argentina
US flag 48 stars.svg
EUA
Flag of the Kingdom of Yugoslavia.svg
Iugoslávia
s/d(1)
1934
Detalhes
Flag of Italy (1861-1946).svg
Itália
Flag of Italy (1861-1946).svg
Itália
2 - 1
prorr.
Flag of Czechoslovakia.svg
Tchecoslováquia
Bandeira da Alemanha Nazi
Alemanha
3 - 2 Flag of Austria.svg
Áustria
1938
Detalhes
Flag of France.svg
França
Flag of Italy (1861-1946).svg
Itália
4 - 2 Flag of Hungary 1940.svg
Hungria
Flag of Brazil (1889-1960).svg
Brasil
4 - 2 Flag of Sweden.svg
Suécia
1950
Detalhes
Flag of Brazil (1889-1960).svg
Brasil
Flag of Uruguay.svg
Uruguai
2 - 1(2) Flag of Brazil (1889-1960).svg
Brasil

Flag of Sweden.svg
Suécia
s/d(2) Flag of Spain 1945 1977.svg
Espanha
1954
Detalhes
Bandeira da Suiça
Suíça
Bandeira da Alemanha
Alemanha Ocidental
3 - 2 Flag of Hungary 1949-1956.gif
Hungria
Flag of Austria.svg
Áustria
3 - 1 Flag of Uruguay.svg
Uruguai
1958
Detalhes
Flag of Sweden.svg
Suécia
Flag of Brazil (1889-1960).svg
Brasil
5 - 2 Flag of Sweden.svg
Suécia
Flag of France.svg
França
6 - 3 Bandeira da Alemanha
Alemanha Ocidental
1962
Detalhes
Flag of Chile.svg
Chile
Flag of Brazil (1960-1968).svg
Brasil
3 - 1 Flag of Czechoslovakia.svg
Tchecoslováquia
Flag of Chile.svg
Chile
1 - 0 Flag of SFR Yugoslavia.svg
Iugoslávia
1966
Detalhes
Bandeira da Inglaterra
Inglaterra
Bandeira da Inglaterra
Inglaterra
4 - 2
prorr.
Bandeira da Alemanha
Alemanha Ocidental
Bandeira de Portugal
Portugal
2 - 1 Flag of the Soviet Union (1955-1980).svg
URSS
1970
Detalhes
Flag of Mexico.svg
México
Flag of Brazil (1968-1992).svg
Brasil
4 - 1 Flag of Italy.svg
Itália
Bandeira da Alemanha
Alemanha Ocidental
1 - 0 Flag of Uruguay.svg
Uruguai
1974
Detalhes
Bandeira da Alemanha
Alemanha Ocidental
Bandeira da Alemanha
Alemanha Ocidental
2 - 1 Bandeira dos Países Baixos
Países Baixos
Bandeira da Polônia
Polônia
1 - 0 Flag of Brazil (1968-1992).svg
Brasil
1978
Detalhes
Flag of Argentina.svg
Argentina
Flag of Argentina.svg
Argentina
3 - 1
prorr.
Bandeira dos Países Baixos
Países Baixos
Flag of Brazil (1968-1992).svg
Brasil
2 - 1 Flag of Italy.svg
Itália
1982
Detalhes
Flag of Spain.svg
Espanha
Flag of Italy.svg
Itália
3 - 1 Bandeira da Alemanha
Alemanha Ocidental
Bandeira da Polônia
Polônia
3 - 2 Flag of France.svg
França
1986
Detalhes
Flag of Mexico.svg
México
Flag of Argentina.svg
Argentina
3 - 2 Bandeira da Alemanha
Alemanha Ocidental
Flag of France.svg
França
4 - 2
prorr.
Flag of Belgium.svg
Bélgica
1990
Detalhes
Flag of Italy.svg
Itália
Bandeira da Alemanha
Alemanha Ocidental
1 - 0 Flag of Argentina.svg
Argentina
Flag of Italy.svg
Itália
2 - 1 Bandeira da Inglaterra
Inglaterra
1994
Detalhes
Flag of the United States.svg
EUA
Brasil
Brasil
0 - 0
(3 - 2) p.
Flag of Italy.svg
Itália
Flag of Sweden.svg
Suécia
4 - 0 Flag of Bulgaria.svg
Bulgária
1998
Detalhes
Flag of France.svg
França
Flag of France.svg
França
3 - 0 Brasil
Brasil
Bandeira da Croácia
Croácia
2 - 1 Bandeira dos Países Baixos
Países Baixos
2002
Detalhes
Flag of South Korea.svgFlag of Japan.svg
Coreia do Sul e Japão
Brasil
Brasil
2 - 0 Bandeira da Alemanha
Alemanha
Flag of Turkey.svg
Turquia
3 - 2 Flag of South Korea.svg
Coreia do Sul
2006
Detalhes
Bandeira da Alemanha
Alemanha
Flag of Italy.svg
Itália
1 - 1
(5 - 3) p.
Flag of France.svg
França
Bandeira da Alemanha
Alemanha
3 - 1 Bandeira de Portugal
Portugal
2010
Detalhes
Bandeira da África do Sul
África do Sul






2014
Detalhes
Brasil
Brasil






(1): Não houve disputa de terceiro lugar oficial na Copa do Mundo de 1930; Os Estados Unidos e a Iugoslávia perderam nas semifinais, e ambas são consideradas como classificadas na terceira colocação no torneio;
(2): Não houve uma partida final oficial na Copa do Mundo de 1950. O torneio foi decidido em um grupo final disputado por quatro seleções. Contudo, a vitória do Uruguai sobre o Brasil por 2 a 1 foi a partida decisiva e que colocou os uruguaios à frente em pontos e assegurou-lhes terminar acima dos outros do grupo como campeões mundiais;

[editar] Conquistas

[editar] Por país

Mapa dos países campeões.
O Brasil é o país que mais vezes conquistou a Copa do Mundo.

Ao todo 207 seleções já competiram por uma vaga na Copa do Mundo, e 78 nações já se classificaram para a mesma pelo menos uma vez. Desses, só 11 já chegaram a final, e só 7 ganharam.

Com cinco vitórias em sete finais, e participação em todas as edições do torneio, o Brasil é a seleção mais vitoriosa da competição. Junto com a Alemanha, também é a equipe que mais vezes chegou a final - foram sete vezes, sendo que na Copa do Mundo de 2002 envolveu um confrontro direto entre as duas, que foi vencido pelo Brasil.

Brasil e Alemanha são também as únicas equipes a participarem de três finais consecutivas (1994, 1998, 2002 e 1982, 1986, 1990, respectivamente). O Brasil ganhou duas (1994, 2002) e a Alemanha uma (1990; todas como Alemanha Ocidental). Das dezoito finais só duas tiveram uma repetição de antigos confrontos: Brasil e Itália se enfrentaram em 1970 e 1994, e Alemanha Ocidental e Argentina em 1986 e 1990. Os resultados, entretanto, foram diferentes: o Brasil venceu a Itália nas duas finais em questão e Argentina e Alemanha venceram uma final cada no seu duelo particular (a Argentina triunfou em 86 e a Alemanha em 90). Outra diferença é que a final entre a "azurra" e a "canarinho" demorou 24 anos para se repetir, enquanto que as finais entre argentinos e alemãos ocorrem em duas copas seguidas, aumentando ainda mais o sabor de "revanche" em 1990. O Brasil, porém, é a única seleção a ter participado a todas as copas.

Individualmente, apenas uma única vez o país que possuía mais títulos mundiais abriu mais de um título de vantagem para o segundo em número de conquistas: o Brasil, que em 2002 sagrou-se campeão pela quinta vez, deixando Alemanha e Itália juntas na segunda posição da lista com três títulos cada. Antes disso, a diferença sempre foi de apenas um título (e voltou a ser de apenas um após o tetracampeonato italiano em 2006): o Uruguai venceu a primeira Copa. Nas duas seguintes, o título ficou com a Itália, que passou a liderar a lista com dois títulos contra um uruguaio. Na quarta Copa do Mundo, os celestes empataram a disputa ao vencerem o torneio no Brasil. A lista só teve a liderança alterada em 1970, quando o Brasil assumiu a ponta com três títulos. Em 1982, a Itália empatou com os canarinhos na liderança, e esta passou a ser tripla em 1990, quando a Alemanha juntou-se ao "clube" dos tricampeões mundiais. Na Copa seguinte, em 1994, o Brasil isolou-se como maior vencedor, agora com quatro títulos, um a mais em relação a italianos e alemães. Finalmente, em 2002, com o penta, o Brasil abriu a inédita vantagem de dois títulos em relação aos "segundos colocados" na lista dos maiores campeões mundiais, mas a diferença voltou a ser de um título após o tetra italiano, conquistado em 2006.

Os campeões têm o direito de adicionar à sua camisa o número de estrelas proporcional ao número de títulos.

Abaixo há a lista de seleções que já terminaram pelo menos na quarta posição numa Copa do Mundo. A Alemanha é a primeira, com onze términos entre os quatros primeiros. Em amarelo os sete campeões mundiais.

[editar] Por países-sede

Dos sete campeões seis ganharam pelo menos um título jogando em seu país. A exceção é o Brasil, que perdeu a final da Copa do Mundo de 1950 para o Uruguai.

Quatro dos sete Campeões mundiais já venceram Copas na sede de algum outro Campeão: Itália na França, Uruguai no Brasil, Alemanha na Itália, Itália na Alemanha.

Inglaterra e França ganharam sua única Copa do Mundo em seu país (1966 e 1998 respectivamente). Uruguai e Argentina obtiveram seu primeiro título como sedes, para depois ambos ganharem mais uma Copa do Mundo.

Nações consideradas como fracas também costumam obter bons resultados quando jogando em casa - a Suécia foi vice-campeã, na Copa do Mundo de 1958, o Chile ficou em terceiro lugar na Copa do Mundo de 1962 e a Coreia do Sul ficou em quarto lugar na Copa do Mundo de 2002, tendo antes disso nunca passado da primeira fase. De fato, nunca uma seleção anfitriã não passou da primeira fase do torneio.

Seleção Títulos Vice Terceiro Quarto
Brasil Brasil 5 (1958, 1962, 1970, 1994, 2002) 2 (1950*, 1998) 2 (1978, 1938) 1 (1974)
Flag of Italy.svg Itália 4 (1934*, 1938, 1982, 2006) 2 (1970, 1994) 1 (1990*) 1 (1978)
Flag of Germany.svg Alemanha 3 (1954, 1974*, 1990) 4 (1966, 1982, 1986, 2002) 3 (1934, 1970, 2006*) 1 (1958)
Flag of Argentina.svg Argentina 2 (1978*, 1986) 2 (1930, 1990) - -
Flag of Uruguay.svg Uruguai(3) 2 (1930*, 1950) - - 2 (1954, 1970)
Bandeira da França França 1 (1998*) 1 (2006) 2 (1958, 1986) 1 (1982)
Flag of England.svg Inglaterra 1 (1966*) - - 1 (1990)
Países Baixos Países Baixos - 2 (1974, 1978) - 1 (1998)
Flag of Hungary.svg Hungria - 2 (1938, 1954) - -
Flag of Czechoslovakia.svg Tchecoslováquia - 2 (1934, 1962) - -
Flag of Sweden.svg Suécia - 1 (1958*) 2 (1950, 1994) 1 (1938)
Flag of Poland.svg Polónia - - 2 (1974, 1982) -
Flag of Austria.svg Áustria - - 1 (1954) 1 (1934)
Flag of SFR Yugoslavia.svg Iugoslávia - - 1 (1930)(1) 1 (1962)
Flag of Portugal.svg Portugal - - 1 (1966) 1 (2006)
País Títulos 2º Lugar 3º Lugar 4º Lugar Total
Brasil 5 2 2 1 10
Itália Itália 4 2 1 1 8
Alemanha Alemanha 3 4 3 1 11
Argentina 2 2 0 0 4
Bandeira da França França 1 1 2 1 5
Bandeira da Inglaterra Inglaterra 1 0 0 1 2
Suécia Suécia 0 1 2 1 4
Flag of the Netherlands.svg Países Baixos 0 2 0 1 3
Hungria Hungria 0 2 0 0 2
Bandeira da República Tcheca República Tcheca 0 2 0 0 2
Polónia Polónia 0 0 2 0 2
Áustria 0 0 1 1 2
Flag of SFR Yugoslavia.svg Iugoslávia 0 0 1 1 2
Portugal Portugal 0 0 1 1 2
  • Países sedes da copa e suas devidas colocações:
Ano País-sede Colocação
1930 Flag of Uruguay.svg Uruguai Campeão
1934 Itália Itália Campeã
1938 Bandeira da França França Quartas de Final
1950 Brasil Vice-campeão
1954 Flag of Switzerland.svg Suíça Quartas de Final
1958 Suécia Suécia Vice-Campeã
1962 Flag of Chile.svg Chile Terceiro Lugar
1966 Bandeira da Inglaterra Inglaterra Campeã
1970 Flag of Mexico.svg México Quartas de final
1974 Alemanha Alemanha Campeã
1978 Argentina Campeã
1982 Espanha Espanha Oitavas de final
1986 Flag of Mexico.svg México Quartas de final
1990 Itália Itália Terceiro Lugar
1994 Flag of the United States.svg Estados Unidos Oitavas de final
1998 Bandeira da França França Campeã
2002 Flag of Japan.svg Japão Oitavas de final

Flag of South Korea.svg Coreia do Sul Quarto lugar
2006 Alemanha Alemanha Terceiro Lugar
2010 Flag of South Africa.svg África do Sul
2014 Brasil

[editar] Por zonas continentais

Até agora a Copa do Mundo só foi ganha por seleções sul-americanas e européias. Curiosamente, nunca foi mantida uma diferença maior de um campeonato de diferença entre esses dois continentes, e também nenhuma seleção européia ganhou uma Copa do Mundo fora da Europa. Outro dado curioso é que apenas uma vez houve vitória no continente europeu de uma seleção não-européia o Brasil em 1958 na Suécia. A seleção do Brasil é a única a vencer fora de seu continente (1958 na Suécia e 2002 na Coreia do Sul/Japão).

Continente Melhores resultados
América do Sul 9 títulos, ganhos pelo Brasil, Argentina e Uruguai
Europa 9 títulos, ganhos pela Itália, Alemanha, Inglaterra e França
Ásia Quarto lugar (Coreia do Sul, 2002)
América do Norte, Central e Caribe Semi finais(Estados Unidos, 1930)
África Quartas de final (Camarões, 1990; Senegal, 2002)
Oceania Oitavas de final (Austrália, 2006)

[editar] Prêmios da Copa do Mundo

Ronaldo, campeão da Chuteira de Ouro em 2002 e o maior goleador de todas as copas.
Ver artigo principal: Prêmios da Copa do Mundo FIFA

Ao final de cada edição da Copa do Mundo, diversos prêmios são atribuídos aos jogadores e seleções que se distinguiram do resto, em diferentes aspectos do jogo.

Há, atualmente, sete prêmios:

  • A Chuteira de Ouro para o artilheiro;
  • A Bola de Ouro para o melhor jogador;
  • O Prêmio Yashin para o melhor goleiro;
  • O Prêmio Fair Play da FIFA para o time com as melhores marcas de fair play (jogo limpo);
  • O prêmio de Seleção Mais Divertida.
  • O Prêmio Gillete do Melhor Jogador Jovem para o melhor jogador até os 21 anos.
  • O prêmio Time das Estrelas Mastercard, time dos 23 melhores jogadores da competição na opinião de um grupo técnico da FIFA.

[editar] Recordes e estatísticas

Bolas e chuteiras das copas vencidas pelo Brasil, loja da Nike, Londres.
Ver artigo principal: Recordes da Copa do Mundo
  • Maior vitória: Hungria 9-0 Coreia do Sul, 1954; Iugoslávia 9-0 Zaire, 1974; Hungria 10-1 El Salvador, 1982;
  • Partidas com mais gols: Áustria 7-5 Suíça, 1954; 2º lugar: Hungria 8-3 Alemanha, 1954; Brasil 6-5 Polônia, 1938; Hungria 10-1 El Salvador, 1982;
  • Jogador com maior número de gols numa partida: Oleg Salenko, com cinco gols no jogo Rússia - Camarões na Copa do Mundo de 1994;
  • Gol mais rápido: Hakan Şükür, onze segundos, Turquia - Coreia do Sul, 2002;
  • Maior número de Copas: Antonio Carbajal (México, 1950-1966) e Lothar Matthäus (Alemanha Ocidental e Alemanha, 1982-1998), cinco;
  • Maior número de jogos: Lothar Matthäus (Alemanha Ocidental e Alemanha, 1982-1998), 25;
  • Maior número de gols em Copas do Mundo: Ronaldo (Brasil, 1994-1998-2002-2006), 15;
  • Maior número de gols numa única edição: Just Fontaine, 13, 1958;
  • Jogador mais velho a marcar: Roger Milla, 42 anos e 39 dias, Camarões - Rússia, 1994;
  • Gol contra mais rápido: Fabrizio Graklhia, 3 minutos e 27 segundos, Polonia - Romenia Copa do mundo de 1978;
  • Jogador mais jovem a marcar: Pelé, 17 anos e 239 dias, Brasil - País de Gales, 1958;
  • Maior sequência de vitórias: Brasil, onze (sete em 2002 e quatro em 2006);
  • Maior sequência de vitórias de um treinador: Luiz Felipe Scolari, onze no total (sete em 2002 pelo Brasil e quatro em 2006 por Portugal);
  • Maior participação: Brasil (todas as edições).

Referências

  1. Where it all began (em inglês)., FIFA sítio oficial.
  2. Uruguay 1930 (em inglês). Copa do Mundo FIFA sítio oficial.
  3. FIFA World Cup Origin (em inglês)., FIFA Media Release.
  4. Scotland and the 1950 World Cup (em inglês)., BBC.
  5. Jules Rimet Cup (em inglês)., sítio oficial da Copa do Mundo FIFA.
  6. Matches and Results (em inglês)., Site oficial da Copa do Mundo FIFA
  7. Brazil's Juan warns against complacency (em inglês)., Site oficial da Copa do Mundo FIFA
  8. História da Copa do Mundo de 1930 (em inglês)., BBC.
  9. França 1938 (em inglês)., sítio oficial da Copa do Mundo FIFA.
  10. FIFA Newsletter (em inglês). por Joseph S. Blatter, Secretário Geral da FIFA, Junho de 1997
  11. "Socceroos face major challenge: Hiddink" (em inglês)., ABC Sport, 10 de Dezembro de 2005.